Skip to content Skip to footer

Entenda melhor sobre produtos biodegradáveis

Produtos biodegradáveis

Produtos biodegradáveis são aqueles que apresentam decomposição rápida comparada aos produtos tradicionais, também podendo ser absorvidos rapidamente pela natureza, gerando menos impactos ambientais. O resultado da decomposição desses produtos é a água, o material biológico e o dióxido de carbono (CO2).

A matéria-prima também é um ponto importante para que o produto seja considerado ecológico.

Existem vários tipos de produtos biodegradáveis, classificados quanto à origem, finalidade, tempo de duração, composição etc.

Alguns dos mais famosos são o plástico renovável (bioplástico – que não deve seguir junto ao material de reciclagem, quando descartados, pois apresentam temperatura de fusão diferente dos demais); o detergente natural (que não produz espuma esbranquiçada que agride o ecossistema).

As embalagens biodegradáveis também exercem um importantíssimo papel na consciência ecológica, as embalagens biodegradáveis são aquelas que têm a sua decomposição de forma natural, através de processos orgânicos promovidos pelo próprio meio onde estão, sem causar efeitos nocivos nos ecossistemas.

Segundo a ABNT, uma embalagem biodegradável deve ser “quebrada” por microorganismos, como fungos e bactérias, em pedacinhos menores que 2 milímetros. E este processo não pode demorar mais que 90 dias, sendo considerados também os níveis de toxicidade envolvidos nesse resultado, bem como as emissões de CO2. Entre os exemplos dessas embalagens estão as de papel, as de celofane (produzido a partir de celulose), as de resíduos vegetais e, até mesmo, opções em plástico biodegradável.