Skip to content Skip to footer

O Rio Grande do Sul precisa da sua ajuda!

Era quase inconcebível imaginar uma cidade inteira praticamente submersa, mas infelizmente isso aconteceu.

Uma cidade inteira alagada: sem água, sem luz, sem comunicação. Com cerca de 40 mil habitantes, o município de Eldorado do Sul está entre os mais afetados pelas inundações no Rio Grande do Sul.

Segundo o governo, 98% da cidade foi inundada pelas águas que vieram do Rio Jacuí e desceram para o Lago Guaíba, fazendo com que todos os habitantes precisassem evacuar a região.

A quantidade de municípios atingidos pelas enchentes e deslizamentos no Rio Grande do Sul subiu para 417. Mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pela situação do estado e, pra piorar, as fortes chuvas que caíram no fim de semana deixaram o Rio Grande do Sul em alerta para novas enchentes.

Com isso, o nível do Guaíba deve voltar a subir nos próximos dias e atingir um novo recorde. Previsões da Universidade Federal do Rio Grande do Sul divulgadas neste domingo, indicam o nível da água pode chegar a 5,5 metros nos próximos dois dias.

Caso alcance esse número, o nível já seria 2,5 metros maior que o nível de inundação, que é de 3 metros. O pico registrado até o momento ocorreu no domingo (5), chegou à máxima histórica de 5,33 m, 58 cm acima do recorde anterior, de 4,75 m, registrado em 1941.

Nós, da Nautispecial, fazemos um apelo: Continuem ajudando com o que puderem, a mobilização de todos é fundamental para socorrer os desabrigados e todos os afetados por esta terrível tragédia.