Skip to content Skip to footer

Você sabe o que é design de produto sustentável?

Este conceito ​​refere-se à criação de produtos que não esgotam os recursos naturais do planeta. Criar qualquer coisa requer o uso de alguns materiais, e as empresas que utilizam design de produtos sustentáveis ​​reduzem o uso de recursos e energia limitados. Esse tipo de projeto envolve planejamento para distribuição e fabricação sustentáveis, bem como a utilização de materiais provenientes de fontes ecologicamente corretas.

 

Uma das coisas mais importantes que as empresas devem considerar ao criar produtos sustentáveis ​​é o material necessário para fabricar o produto. Esses materiais devem poder ser reciclados ou decompostos. Além disso, aqueles que requerem uma quantidade significativa de energia devem ser evitados. Os materiais naturais devem provir de fontes colhidas de forma ecológica e que não estejam ameaçadas.

 

Os materiais reciclados são uma ótima opção, por exemplo, porque reduzem o desperdício ao aproveitar algo que seria descartado e evitam a destruição dos recursos atuais. Toda a vida de um produto, incluindo o que lhe acontece no final da sua vida, é crucial na concepção de produtos sustentáveis. Muitos desses produtos são feitos para serem reutilizados ou reciclados, em vez de serem jogados fora. A criação de produtos que durem mais e sejam duráveis ​​também são elementos importantes do design de produtos sustentáveis.

 

A embalagem também é crucial porque os produtos são normalmente transportados em embalagens ou caixas plásticas que geram mais resíduos. Portanto, selecionar embalagens feitas com materiais recicláveis ​​pode aumentar a sustentabilidade de um produto. Outra coisa considerada é como o produto é feito. A produção normalmente sobrecarrega a energia e, na maioria das vezes, a energia provém de fontes não ecológicas. Se você deseja criar produtos sustentáveis, precisa fazê-los com o mínimo de energia possível.

 

Em última análise, os princípios fundamentais do design de produtos sustentáveis ​​incluem a capacidade de minimizar o consumo de energia não renovável e de proteger e conservar a água. Além disso, para otimizar o potencial do local, utilize produtos ecológicos , otimize as práticas operacionais e de manutenção e melhore a qualidade ambiental interna. A utilização deste tipo de estratégia incentiva decisões em todas as fases que reduzirão os efeitos negativos no planeta e na saúde das pessoas, sem comprometer o lucro das mesmas.

E-mail
Senha
Confirme sua senha